Sobre (não) expressar a raiva
“Lembre-se, o perfeccionista vai dizer: ‘não fique com raiva’. Então o que a pessoa vai fazer? Vai reprimir sua raiva, vai engoli-la, e isso se tornará uma espécie de envenenamento em seu ser. A pessoa pode reprimir a raiva, mas depois ela vai se transformar em uma pessoa irritadiça, e isso é ruim. A raiva como um surto de vez em quando tem sua própria função, tem sua própria beleza, tem sua própria humanidade. (…) Um homem que não consegue ficar com raiva também não será capaz de amar, pois ambos precisam de paixão, e é a mesma paixão.”
Osho. O livro do ego (p.70)
Reflexão
Há ensinamentos sobre a raiva que vão na contramão do que Osho diz. Sêneca, por exemplo, afirma que “a ira é uma breve insânia”. Bem, se por um lado a insanidade não é desejável, a repressão de nossos sentimentos também não é lá muito saudável. Penso que o mais razoável seja honrar os nossos sentimentos mais apaixonados, mas sem necessariamente nos entregarmos a eles :)
Conectar-se
No mês que vem nós abriremos as inscrições para a segunda turma do nosso curso de comunicação assertiva e desenvolvimento pessoal! Saiba mais aqui: