Este ano eu completei 20 anos como professor de Inglês, e nos últimos 9, ensino na graduação da Federal de Sergipe. O idioma é uma das coisas que mais estudei na vida; apesar do meu histórico com a língua, semana passada quase reprovei num desafio proposto por Lucas, meu vizinho de 6 anos de idade. A conversa transcorreu da seguinte maneira:
-Eu vou falar uma palavra em português e você vai repetir em inglês.
-Tá bem.
-Como é "a" em inglês?
-/ei/.
-Como é "e" em inglês?
-/i/
-"e" é "i"?
-É.
Nos entreolhamos fixamente, em silêncio. Percebo a incredulidade em seus olhinhos pretos.
-…Peraí, vou perguntar pro meu irmão.
(Obs.: O irmão de Lucas tem dois anos a mais que ele)
Instantes depois ele retorna, correndo:
-Você acertou.
Conversa prática
A pureza de Lucas me despertou para algo importante: para convencer alguém na conversa, não basta saber sua resposta certa. Tentar impor autoridade também não é muito eficaz: afinal de contas, mostrar meu Lattes ao Lucas não faria a menor diferença.
Uma pessoa, tenha ela 6 ou 60 anos, aceita o que a gente diz quando acredita na gente - ou seja, é preciso que ela ganhe confiança nas nossas palavras. É a confiança que faz com que alguém acredite no que a gente diz. Aproveito para deixar uma reflexão: será que nossa postura tem despertado a confiança das pessoas ao nosso redor? :)
Conectar-se
Eu estou muito empolgado, porque faltam apenas 15 dias para abrirem as inscrições do Conectar-se: o meu curso prático de comunicação, bem-estar e desenvolvimento pessoal, com inscrições entre 01 e 14 de junho.
Eu o construí para quem deseja ganhar mais clareza sobre suas emoções e pensamentos, aprender a comunicar-se com mais assertividade e aprimorar seus relacionamentos na vida pessoal e profissional através de princípios da comunicação e autoconhecimento, práticas terapêuticas e exercícios de diálogo e linguagem.
Serão 4 módulos* em 24 aulas gravadas, além de 16 horas de encontros ao vivo pelo Zoom para exercícios terapêuticos, exercícios de comunicação assertiva e espaço para tira-dúvidas, que também ficará gravado. O dia e horário dos encontros será o que favorecer o maior número de pessoas possível.
*Os temas dos módulos serão: Diálogo interno (clareza mental e bem-estar), Resolução de conflitos (negociação e harmonia), Comunicação assertiva (necessidades e limites) e Estratégias para diálogos (estruturas e técnicas de linguagem).
O valor integral será 637 reais, mas haverá um cupom-desconto de 30% na lista de espera, ficando assim por 490 reais e podendo, inclusive, ser parcelado :)
Você pode se inscrever na lista de espera neste link