“Reparar é re-parar, ou seja, eu paro e continuo parado diante da mesma coisa. O que significa, por exemplo, reparar num quadro? (…) Reparar é parar diante de um quadro e permanecer um tempo a olhar para ele. Às vezes acho que estamos perdendo essa noção.
A palavra reparar tem um duplo sentido: é dar atenção a uma coisa, mas é também consertar algo, como consertar um automóvel. E para mim, é cada vez mais claro que a única forma de reparar as coisas que estão avariadas é reparar nelas, é dar atenção. Se o motor não funciona, para repará-lo é preciso dar atenção. A única maneira de repararmos uma relação amorosa é darmos mais atenção a ela.
Enfim, a internet é o contrário de reparar. Ela é acelerar, acelerar, acelerar... E, se não repararmos isso, acho que corremos sérios riscos”.
Gonçalo M. Tavares - "Ofício da Palavra" (trechos)
Reflexão
Pense numa relação sua que tem te preocupado de alguma maneira. Agora, pergunte-se: será que ela está precisando de mais atenção (e menos julgamento)? Ou será que ela só está precisando de um pequeno reparo, como uma conversa sincera?