Os americanos entusiastas da natação tinham grandes esperanças de que Matt Biondi conquistaria 7 medalhas de ouro olímpicas em 1988; mas o atleta acabou num constrangedor terceiro lugar na primeira disputa, e na seguinte, perdeu o ouro por centímetros para outro nadador.
Os locutores esportivos especularam que essas derrotas iriam desencorajar Biondi nas disputas seguintes, mas ele se refez da derrota e ganhou medalhas de ouro nas cinco outras provas. Um espectador que não se surpreendeu com a virada de Biondi foi Martin Seligman, psicólogo que havia testado o otimismo do nadador naquele ano.
(…)
O otimismo, como a esperança, significa uma forte expectativa de que, em geral, tudo vai dar certo na vida, apesar dos reveses e frustrações. Otimistas tendem a reagir ativa e esperançosamente, formulando um plano de ação ou buscando ajuda. O otimismo é uma atitude que protege as pessoas da apatia, desesperança ou depressão diante das dificuldades; eles veem um fracasso como devido a algo que pode ser mudado, enquanto os pessimistas atribuem-no a alguma imutável característica pessoal.
Adaptado de Daniel Goleman In.: Inteligência Emocional p.100-101
Reflexão
Você tem cultivado um otimismo pragmático na sua vida? Espero que a história de hoje tenha sido inspiradora :)