“A assertividade é a liberdade emocional e de expressão, é uma forma de desobstruir nosso sistema de processamento e torná-lo mais ágil e efetivo. As pessoas que praticam a conduta assertiva são mais seguras de si mesmas, mais tranquilas na hora de amar e mais transparentes e fluidas na comunicação. Além disso, não precisam recorrer tanto ao perdão porque, ao serem honestas e diretas, impedem que o ressentimento crie raízes.
(…)
Há uma zona intermediária entre a submissão obediente e a agressão doentia em que se realça a verdadeira faculdade humana de reconhecer-se individualmente sem ser individualista, de cuidar de si mesmo sem descuidar dos demais e de cultivar a saúde mental aprendendo a expressar adequadamente o que se pensa e o que se sente.”
Walter Riso, em “O direito de dizer não!: o primeiro passo para resgatar o amor-próprio e ser feliz” (p.18). Coleção L&PM Pocket: abril de 2018.
Reflexão
Você gostaria de ser mais assertiva/o? Em quais situações isso se torna um desafio? Te convido a compartilhar sua reflexão comigo, respondendo a este e-mail :)